segunda-feira, 26 de março de 2012

Alguns Medos Sobre Armazenamento

Embora a idéia de se ter um ano de armazenamento pareça sensata e sábia, muitas pessoas relutam em fazer algum investimento nesse setor. Muitas vezes nos sentimos até culpados quando ligamos a televisão, e assistimos os noticiários. Nos perguntamos se nossa família está realmente preparada para qualquer dificuldade.

Mas por que procrastinamos tanto um assunto tão importante?

Confesso que tinha muitas dúvidas e alguns medos, que talvez sejam os seus também:

1 - Não queria armazenar um monte de coisas e acabar jogando fora depois de alguns anos. Isso me parecia um grande desperdício de dinheiro.

2 - Não sabia o que fazer com alguns itens básicos, como por exemplo o trigo em grão. Se precisasse usar, será que conseguiria fazer coisas gostosas para minha família, ou seria muito difícil nos acostumarmos com ele?

3 - Não tinha a menor idéia de como planejar o que comer por um ano - Céus, eu não conseguia fazer isso nem por uma semana - imagina um ano inteiro!

4 - Não tinha certeza se minha família iria gostar das coisas que queria armazenar, especialmente minha filha mais velha.

5 - Quando tinha algum dinheiro para investir em armazenamento, sempre aparecia um pneu para ser trocado, um remédio caro inesperado. Eu sabia que estava me arriscando, mas ainda não estava tão convicta de que precisava de um ano de armazenamento.

Em 2006, quando realmente me convenci de que já tinha procrastinado muito esse assunto, junto com meu marido decidimos tomar alguns passos pequenos em direção à nossa auto-suficiência:

1 - Iríamos começar com um armazenamento para 3 meses. Sempre que ia ao supermercado, eu comprava alguns itens básicos a mais. Separava alguns pacotes e embalava apropriadamente em sacos de alumínio com o absorvente de oxigênio.

2 - Decidimos destinar  mensalmente R$ 200,00 para nosso armazenamento até termos o que achávamos suficiente para três meses e assim ampliar e variar nosso estoque. Isso nos salvou de muitas pequenas emergências.

Essas duas decisões foram essenciais para iniciarmos nosso armazenamento.

Em 2010 comecei a usar os itens básicos que havia guardado há quatro anos. Confesso que abri cada pacote com o mesmo medo que tinha antes de começar, mas tive uma alegre surpresa ao ver que o alimento estava em perfeita condição e pronto para o uso. O arroz até me pareceu mais soltinho do que o habitual! Depois disso comecei a me sentir muito mais confiante e preparada para encarar e aumentar meu armazenamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário