segunda-feira, 12 de março de 2012

Dicas para Organizar e Fazer o Rodízio de itens do seu Armazenamento Doméstico

Se você está tendo dificuldades para organizar e fazer o rodízio de seu armazenamento doméstico, aqui vão algumas dicas para reorganizar seu sistema.


A chave para o sucesso está na organização do seu espaço. A falta de espaço talvez seja o maior desafio para muitas famílias, mas com um pouco de criatividade e organização, tudo pode dar certo.

1 - Organize seu armazenamento em itens de longo prazo e itens de curto prazo. Vou explicar melhor sobre isso em um próximo post.

2 - Compre somente itens que sua família vai usar, o mais variável possível. 

3 - Escolha o local onde vai guardar o alimento. Ele deve estar relativamente de fácil acesso quando você precisar usá-lo. Prefira locais onde não haja muita variação de temperatura. Evite locais que tenham muita umidade ou que recebam luz direta. Não se esqueça também de não colocar os alimentos direto no chão ou encostados na parede

3 - Faça uma lista do que tem e onde está guardado

4 - Guarde juntos os mesmos itens, por exemplo, arroz com arroz, feijão com feijão, etc. Parece até bobo o que estou falando, mas se você armazena os mesmos itens numa mesma fileira, fica mais fácil identificar visualmente quando algum item precisa de reposição.

5 - Em caso de latas ou caixas, organize-os em fileiras, colocando os mais velhos na frente e os mais novos atrás. Quando fizer a reposição, use o primeiro item e coloque o que acabou de comprar no final da fileira. 

6 - Depois que você conseguiu formar um bom armazenamento e se sente segura com  o que tem, comece a usar o que tem estocado e a fazer a reposição. Decida uma época do ano, ou uma data especial, todos os anos, quando vai começar a rotacionar. Pode ser no seu aniversário, no Natal, na primeira semana de janeiro, etc. Algo que funcione bem para você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário