sexta-feira, 15 de junho de 2012

Horta Dentro de Casa

Quando era pequena, eu adorava passar as férias no sítio dos meus avós maternos, no sul de Minas!

Uma das minhas brincadeiras favoritas era fazer comidinha com o que conseguia colher na horta da minha avó. Tinha de tudo lá: cenoura, beterraba, alface, couve, abóbora, rabanete, tomate, ervas de todos os tipos. Era uma horta bem cuidada e organizada. No sítio também tinha um pomar com jabuticaba, manga de vários tipos, goiaba, limão, mixirica e por aí vai. Como eu curtia a liberdade de brincar naquele lugar!

Em casa era beeeem diferente: fui criada num apartamento em São Paulo!

Minha avó paterna, que era nossa vizinha, foi criada em fazenda e sentia, com certeza, saudades de mexer com a terra. Então, ela cultivava uma hortinha no apartamento. Lá no canteiro improvisado tinha cebolinha, salsinha, hortelã e outras ervas.

Apesar das minhas raízes, nunca tive muito jeito com plantas. Elas sempre morrem, ou melhor, morriam nas minhas mãos!

Há uns dois meses ganhei um vasinho com pimenta da horta do meu pai. Desde que minha mãe faleceu, essa hortinha ficou meio abandonada. Mas já comi muito alface, berinjela, tomate-cereja que minha mãe plantou lá.

Agora resolvi assumir essa horta. Nas últimas vezes que estive na casa do meu pai, passei o dia limpando, tirando as plantas velhas, o mato. Amarrei o tomateiro na parede, podei a babosa, replantei algumas pimenteiras. Minha tia andou plantando manjericão e manjerona, que estão enormes. Contei 19 mamões no mamoeiro e 30 tomates-cereja. As ervas (salsinha, cebolinha, hortelã, cidreira) já estão dando em abundância. Descobri que tinha espinafre (ele estava meio abafado por causa do mato), mas agora está crescendo e se multiplicando.

Então, hoje vou fazer um convite especial, para todos que se interessam em ter uma horta, mesmo morando em um apartamento em São Paulo: participe amanhã da Oficina do Programa de Bem-Estar "Horta Dentro de Casa". Você vai aprender técnicas para ter hortaliças e outras plantas fresquinhas em casa. O endereço e horário estão na foto que coloquei lá em cima.

Como curiosidade, veja esse filme que ensina a fazer um repelente caseiro. Se quiser, compartilhe aqui em nosso blog sua experiência com sua horta. Bom fim de semana a todos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário