sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Projeto de Armazenamento em Família

Conforme prometi no outro post, hoje vou contar para vocês o que andei fazendo para organizar meu armazenamento de curto prazo.

O meu maior desafio sempre foi calcular o quanto e o que minha família mais consome. Acho que a falta  de espaço é um problema menor - dá para contornar com um pouco de criatividade e vontade.

Pensei e pesquisei bastante e então aprendi essa técnica, que achei simples e prática. Precisa de alguma disciplina e muita participação da família, mas vale a pena. Veja o que fiz:

1 - No começo de setembro reuni minha família, expliquei o projeto e pedi que todos participassem e colaborassem.

2 - Mostrei a eles uma sacola que foi separada para ser usada no projeto.

3 - Expliquei que lá nós guardaríamos, por um mês, uma parte da embalagem de tudo o que iríamos consumir - podia ser uma tampa, um rótulo, um pedaço da embalagem, enfim, qualquer coisa que pudéssemos identificar do item consumido. Era muito importante que todos estivessem empenhados porque nem tudo ia acabar nas minhas mãos.

4 - Começamos nosso projeto. Percebi que nem todos estavam se lembrando ou atentos para nosso projeto, então, como já temos o costume de reciclar o lixo, às vezes eu dava uma olhada para ver se tínhamos esquecido de alguma coisa antes de jogar a embalagem fora. Infelizmente não conseguimos guardar tudo, por isso decidi continuar com o projeto por mais 2 meses - acho que assim vou ter uma média melhor de tudo o que consumimos.


5- No final do mês verifiquei a sacola e separei os itens em: alimentação, limpeza, higiene e outros.Veja um exemplo nas fotos abaixo.

6- Preparei uma lista de cada item, com as quantidades. Agora levo essa lista comigo sempre que vou ao supermercado e fico de olho nas promoções. 

7 - Quando um item da minha lista está em promoção, compro e separo para o armazenamento.

8- Neste mês vou comprar 3 caixas plásticas grandes para guardar esses itens separados dos produtos que consumo normalmente, e formar 3 cestas básicas.

No próximo post vou dar uma dica super simples para começar a usar e fazer o rodízio do armazenamento de curto prazo - vocês vão gostar.


















4 comentários:

  1. Querida!!! suas ideias são maravilhosas e me fazem acreditar que eu até posso fazer um armazenamento... com suas dicas me deu vontade, muita vontade de tentar!!! por favor não pare de escrever... eu agradeço.. e espero que logo... eu possa estar te relatando que consegui começar!!!

    ResponderExcluir
  2. Claro que você pode! Quero ouvir sobre seu progresso!

    ResponderExcluir
  3. AMEI!!!!!!! Muito legal.... vou por em prática jah!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei e já espalhei o blog para minha ala!

    ResponderExcluir