segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Preparação e Estabilidade Financeira

Uma parte extremamente importante de nossa preparação para emergências é estarmos com nossas finanças sob controle. Nunca sabemos quando uma doença inesperada ou um desemprego vai nos atingir. Assim, se estivermos financeiramente preparados, esses momentos de stress poderão ser suavizados.

Muitos de nós vivem de salário em salário, e as pessoas que economizam dinheiro continuamente estão diminuindo cada vez mais. Com o custo de vida diária em ascensão, muitas vezes é difícil pagar até mesmo as despesas mais essenciais. No entanto, manter-se financeiramente seguro é um dos melhores e mais importantes aspectos da preparação para emergências.

De um pneu furado a desastres de grande porte, como um incêndio em casa, é essencial nos mantermos financeiramente estáveis, para termos paz de espírito e nos recuperarmos rapidamente.

Se você possui uma dívida intransponível, elabore um plano para se livrar o mais rápido possível dela.

Uma das melhores maneiras de começar a se livrar das dívidas é interromper o uso de cartões de crédito. Já fiz isso mais de uma vez na vida, e foi uma das melhores coisas que já fiz. Para falar a verdade, só aceitei ter novamente cartão de crédito quando minhas dívidas estavam todas quitadas.

Muitos de nós usamos o cartão de crédito sem pensar no que estamos comprando ou nos custos a que estamos incorrendo. As pequenas compras somam, e, ao longo do tempo, o crédito devido pode superar nossa capacidade de pagar a fatura. Se você quer usar um cartão de crédito, é importante disciplinar-se e gastar apenas o que pode pagar.

Se você tem uma divida muito grande e que não pode ser paga de uma vez, veja nesse link como fazer um cronograma de pagamento e não fure esta programação para não incorrer em qualquer dívidas adicionais.

Além disso, evite atrasar os pagamentos. Os juros dos cartões de crédito são extremamente altos e só fazem aumentar a dívida ainda mais.
Todos nós gostamos de comprar uma roupa nova ou sair para jantar de vez em quando, mas comprar com moderação nos manterá financeiramente saudáveis e garantirá que teremos dinheiro suficiente quando ele for mais necessário.
Aqui estão algumas outras dicas, muito simples e úteis para economizar dinheiro:

1) Fique de olho nos jornais dos supermercados e aproveite para formar um pequeno estoque comprando os produtos em oferta.

2) Compre a vista! Se você quer comprar algo novo para a casa, trocar um eletrodoméstico ou qualquer outra coisa que não "cabe" no orçamento, guarde um pouco de dinheiro todos os meses até ter o valor total que necessita para comprar à vista. Há um tempo atrás meu marido queria comprar uma bicicleta. Ele comprou um cofrinho e todas as moedas que sobravam no bolso iam para lá. No final de dois meses ele já tinha o dinheiro que precisava. Comprou à vista e ainda conseguiu um desconto de 10%.

3) Faça um orçamento mensal e viva dentro dele.

4) Cozinhe refeições saudáveis em casa e evite fast-food.

5) Tenha um estoque de alimentos para reduzir os custos com as refeições e as idas ao supermercado. Quando o preço de determinados alimentos básicos subirem por motivos externos como, greve de caminhoneiros, uma seca ou enchente, por exemplo, você consome os alimentos armazenados, até que os preços voltem aos níveis aceitáveis. Com isso economiza seu dinheiro e o faz render muito mais.

6) Faça um plano de poupança que deduza o dinheiro automaticamente de sua conta corrente. Os bancos oferecem muitas formas de aplicação. Escolha a melhor aplicação para o perfil de sua família e deixe os juros trabalharem a seu favor.

Existem milhares de maneiras de cortar pequenos custos em nossas vidas. Quanto mais você é capaz de fazer isso, estará melhor preparado financeiramente para emergências que possam surgir no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário