quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A Desidratação e o Armazenamento

Quando se fala em armazenar frutas e legumes, logo pensamos em geleias, chutneys e compotas. Eu adoro  esses produtos e acho que são indispensáveis em um bom armazenamento.

Uma outra forma de armazenar frutas e legumes é a desidratação. Existem muitas vantagens nisso:

  • É possível armazenar desidratados por muitos anos
  • Ocupam menos espaço que os enlatados e os vidros
  • Servem como deliciosos petiscos em acampamentos, corridas, lanches, etc
  • Permite fazermos um estoque seletivo: posso comprar as frutas na época em que estão baratas e ainda usar minhas frutas favoritas fora da época.
  • Para quem tem uma horta ou pomar em casa, é possível aproveitar tudo o que for colhido, sem desperdícios.
  • Economiza nosso tempo no momento de preparar uma receita. Não precisamos perder tempo com a tarefa de descascar e picar.

A desidratação é um método de preservação de alimentos, no qual a umidade (basicamente água) é removida. A desidratação inibe a proliferação e o crescimento de microrganismos e reduz o volume do alimento.

A desidratação é o método mais antigo de preservação dos alimentos. Os índios americanos desidratavam alimentos, tais como batata, milho, maçã, groselha, uva e carne.

Embora as frutas e vegetais não sejam imprescindíveis para sustentar a vida, eles são uma adição bem vinda para o programa de armazenamento.

Por ser mais compacto em tamanho e peso, fica mais fácil armazenar em grandes quantidades.

Nutricionalmente falando, os vegetais e frutas desidratados não são diferentes dos vegetais e frutas frescas porque não são cozidos (diferentemente das compotas e das frutas congeladas).

Uma boa forma de decidir quais frutas e vegetais desidratados você gostaria de armazenar é pensar em quais deles você não consegue guardar em latas por longo tempo.

Métodos de Desidratação:


Hoje em dia é muito fácil encontrar nos supermercados alimentos desidratados. Eles são um pouco caros, mas se você quiser fazer em casa, precisa saber um pouco mais sobre o assunto.

Há vários métodos de desidratação, os mais comuns são:  Secagem ao Sol,  Secagem ao forno, Desidratadores caseiros ou Liofilização.


Desidratadores Caseiros

Essa é uma forma mais prática e barata de desidratar seus alimentos. Hoje em dia existem vários desidratadores desenvolvidos para serem usados em casa e são oferecidos no mercado. Uma rápida busca na internet vai mostrar alguns modelos e preços. Com esses equipamentos, até as pessoas mais inexperientes podem produzir alimentos desidratados de forma segura e com alta qualidade.

Alimentos Liofilizados

Esse tipo de desidratação não é possível fazer em casa - é um método industrial e que exige máquinas especializadas. Eu pessoalmente acho que é o melhor e mais seguro método de desidratação de alimentos. Por ser um processo relativamente rápido de retirada da água, não existe praticamente nenhuma perda dos nutrientes. Quando reidratados, o sabor e a textura voltam ao natural.

Muitas pessoas consomem alimentos liofilizados, sem saber disso. Detalhei melhor esse assunto em um outro post no nosso blog. Clique aqui para ir até ele.

Por exemplo: consigo fazer um purê de batata delicioso em apenas 3 minutos com batata flocada! Não queimo mais minhas mãos descascando a batata cozida, não preciso da panela de pressão e não sujo minha cozinha. Minhas mãos não ficam mais cheirando alho nem cebola porque uso esses produtos desidratados! O sabor do alho é super concentrado, então uso só um pouquinho para dar sabor aos alimentos, e a cebola, depois de reidratada fica crocante como uma cebola fresca!

5 comentários: