segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Por que não a farinha de trigo??

A farinha de trigo é uma das bases da alimentação do brasileiro. Particularmente adoro um pãozinho quentinho saído do forno, uma pizza numa massa gostosa. Da pra fazer tudo com farinha!!! Na hora do aperto, se misturar a farinha com ovo em pó, açúcar e acrescentar uma pitada de sal e água....pronto....tá feita uma panqueca... que fica uma delicia com um pouco de açúcar em cima!!!

Mas nem sempre as coisas são como queremos. Tomamos um balde de água fria!
O problema é que todos os grãos tem óleos em sua composição. Pra fazer a farinha de trigo o grão é moído e peneirado até chegar naquilo que a gente compra no mercado. Durante a moedura dos grãos, os óleos são liberados e entram em contato com o oxigênio. Se armazenarmos a farinha por muito tempo esses óleos passam por oxidação e a farinha fica rança, com um certo amargo no fundo... um sabor ruim... coisa que não é legal.

Mas o trigo é maravilhoso. Muito saboroso e rico em nutrientes, além de ser excelente fonte de energia! Então não deixamos o trigo de fora... armazenamos ele inteiro mesmo! Hoje em dia existem no mercado moinhos portáteis, alguns manuais e outros elétricos, que dá pra fazer a farinha integral em casa. Também dá pra usar o grão inteiro pra saladas, risotos...etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário