terça-feira, 21 de agosto de 2012

Receita de Tortilla com Farinha de Trigo Integral

Para quem gosta de comida mexicana, aqui vai uma receita da famosa tortilla, que normalmente substituímos por Doritos.

É bem fácil e rápida de fazer e você pode usar o trigo em grão do seu armazenamento para fazer a farinha de trigo integral.

Existem duas maneiras de fazer a farinha de trigo integral: você pode moer o grão do trigo em um moedor ou pode bater o grão no processador até virar um pozinho. Não precisa colocar o grão de molho ou cozinhar, use ele crú mesmo.

Ingredientes:

  • 4 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1/4 de colher de chá de fermento em pó
  • 1 1/2 colher de chá de sal
  • 1/4 xícara de óleo
  • 1 xícara de água morna


Modo de Fazer:

Misture os ingredientes e amasse por aproximadamente 5 minutos (até a massa ficar uniforme)
A massa deve ficar dura
Faça 20 bolinhas
Abra as bolinhas e deixe a massa bem fina
Frite dos dois lados em uma frigideira não aderente bem quente, como se fosse panqueca, com um fiozinho de óleo apenas para não grudar.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Organizador de Latas - Uma Idéia Genial!


Cupboard Organizer 4 Pack

Um dos desafios do armazenamento é manter o controle da data da validade dos produtos enlatados. Não é incomum pegarmos no armário uma lata de atum, molho de tomate ou milho verde já vencidos. Tenho uma amiga que perdeu muitas latas de alimento porque estavam "perdidas", guardadas em um lugar onde ela não tinha muito acesso.

Recentemente descobri esses organizadores de latas da foto ao lado - achei a idéia genial!  Nos Estados Unidos é muito comum. Eles são chamados "can organizer"! Se você fizer uma pesquisa na internet, vai encontrar de todos os tamanhos em diversos materiais - desde papelão até armários lindos em aço.

A idéia é que você coloca a lata na parte de cima e ela rola para o andar de baixo. A primeira lata de baixo é sempre a mais velha porque você vai repondo na parte de cima. Simples!!!! Cada caixa é para um produto. 


               

             



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aprenda com o Edu Guedes a Fazer uma Torta de Ricota com Trigo em Grão

Veja que receita deliciosa para quem gosta de ricota e está se acostumando a usar o trigo em grão, o ovo em pó e o leite em pó desnatado do armazenamento. Tente as substituições sugeridas em negrito e perca de vez o medo de armazenar esses itens! Prepare e surpreenda-se!




Ingredientes:


Massa

2 ½ xícaras de farinha de trigo
½ xícara de açúcar 
1 colher de sopa de manteiga
Raspas de 1 limão
3 ovos (37,5 gramas de Ovo em Pó dissolvido em 112,5 ml de água)

Recheio

2 xícaras de grão de trigo cozido 
2 ½ xícaras de ricota
½ xícara de leite (1 colher de sopa de leite em pó desnatado dissolvido em  ½  xícara de água)
6 ovos (75 gramas de Ovo em Pó dissolvido em 225 ml de água)
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
½ xícara frutas cristalizadas
½ xícara de uva passa
Raspas de 1 limão
½ colher de café de canela em pó
1 colher de café de essência de baunilha
1 gema para pincelar

Modo de preparo:

Massa

Numa tijela, misturar a farinha, o açúcar, as raspas de limão e a manteiga até ficar homogêneo. Acrescentar os ovos e dar ponto de massa.

Recheio

Processar a ricota e passar na peneira para ela ficar o mais fina possível. Em um liquidificador, bater os ovos e o leite. Numa tijela misturar o trigo em grão, a ricota, as frutas cristalizadas, a uva passa, a canela, as raspas de limão, a essência de baunilha e depois o leite com os ovos.

Abrir a massa bem fina com a ajuda de um rolo, forrar a forma com uma parte da massa, colocar o recheio e com o restante da massa, fazer as treliças por cima. Pincelar com gema e levar para assar em forno médio por 45 minutos.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Danoninho Caseiro com Produtos do Armazenamento

Muita gente tem medo de armazenar leite em pó desnatado porque não sabe o que fazer com ele. Normalmente a família não gosta do sabor do leite em pó. Mas tem tantas coisas que podem ser feitas com ele, que hoje em dia eu uso leite de caixinha só para beber. Todo o resto eu faço com leite em pó e estou adorando! Ele não muda o gosto das receitas e algumas ficam até melhores. Mas eu vou falar mais sobre o leite em pó em outro post, porque andei pesquisando o mercado e encontrei alguns produtos interessantes, e..... Mas, enfim, essa é outra conversa - vamos ao assunto deste post.

Para minhas amigas que amam leite condensado e gostam de armazernar esse item, aqui vai uma receita que a Silvia Bittencourt colocou no facebook esta semana.

Como é uma receita que pede fruta, fiquei interessada com a possibilidade de substituir a fruta fresca por desidratada. Resolvi fazer um teste usando o leite em pó e o morango desidratado, para ver se dava certo. 

A receita ficou mais do que aprovada! Para quem tem filhos pequenos, é uma economia e tanto porque o rendimento é bárbaro! Confira:

RECEITA DE DANONINHO CASEIRO:

1 receita de leite condensado caseiro (equivale a 1 lata de leite condensado)
2 latas de creme de leite
1 pote de yogurte natural
1 pacote de suco de morango em pó 
4 morangos desidratados. Aqui vai uma observação: tente usar o morango desidratado sem adição de açúcar porque o sabor vai ficar mais para o ácido e mais parecido com o do supermercado. Como encontrei somente o doce de morango "desidratado", então ficou um pouco doce para o meu gosto.

Receita do Leite Condensado Caseiro:

1 xícara de leite em pó desnatado
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa rasa de margarina
½ xicara de água quente

Modo de preparo do leite condensado:
Bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar com a consistência do leite condensado de latinha.
Modo de preparo do Danoninho: acrescente todos os demais ingredientes no liquidificador e bata por alguns minutos. O resultado foi este:





Aprovado pelo nosso especialista Lucas!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A Desidratação e o Armazenamento

Quando se fala em armazenar frutas e legumes, logo pensamos em geleias, chutneys e compotas. Eu adoro  esses produtos e acho que são indispensáveis em um bom armazenamento.

Uma outra forma de armazenar frutas e legumes é a desidratação. Existem muitas vantagens nisso:

  • É possível armazenar desidratados por muitos anos
  • Ocupam menos espaço que os enlatados e os vidros
  • Servem como deliciosos petiscos em acampamentos, corridas, lanches, etc
  • Permite fazermos um estoque seletivo: posso comprar as frutas na época em que estão baratas e ainda usar minhas frutas favoritas fora da época.
  • Para quem tem uma horta ou pomar em casa, é possível aproveitar tudo o que for colhido, sem desperdícios.
  • Economiza nosso tempo no momento de preparar uma receita. Não precisamos perder tempo com a tarefa de descascar e picar.

A desidratação é um método de preservação de alimentos, no qual a umidade (basicamente água) é removida. A desidratação inibe a proliferação e o crescimento de microrganismos e reduz o volume do alimento.

A desidratação é o método mais antigo de preservação dos alimentos. Os índios americanos desidratavam alimentos, tais como batata, milho, maçã, groselha, uva e carne.

Embora as frutas e vegetais não sejam imprescindíveis para sustentar a vida, eles são uma adição bem vinda para o programa de armazenamento.

Por ser mais compacto em tamanho e peso, fica mais fácil armazenar em grandes quantidades.

Nutricionalmente falando, os vegetais e frutas desidratados não são diferentes dos vegetais e frutas frescas porque não são cozidos (diferentemente das compotas e das frutas congeladas).

Uma boa forma de decidir quais frutas e vegetais desidratados você gostaria de armazenar é pensar em quais deles você não consegue guardar em latas por longo tempo.

Métodos de Desidratação:


Hoje em dia é muito fácil encontrar nos supermercados alimentos desidratados. Eles são um pouco caros, mas se você quiser fazer em casa, precisa saber um pouco mais sobre o assunto.

Há vários métodos de desidratação, os mais comuns são:  Secagem ao Sol,  Secagem ao forno, Desidratadores caseiros ou Liofilização.


Desidratadores Caseiros

Essa é uma forma mais prática e barata de desidratar seus alimentos. Hoje em dia existem vários desidratadores desenvolvidos para serem usados em casa e são oferecidos no mercado. Uma rápida busca na internet vai mostrar alguns modelos e preços. Com esses equipamentos, até as pessoas mais inexperientes podem produzir alimentos desidratados de forma segura e com alta qualidade.

Alimentos Liofilizados

Esse tipo de desidratação não é possível fazer em casa - é um método industrial e que exige máquinas especializadas. Eu pessoalmente acho que é o melhor e mais seguro método de desidratação de alimentos. Por ser um processo relativamente rápido de retirada da água, não existe praticamente nenhuma perda dos nutrientes. Quando reidratados, o sabor e a textura voltam ao natural.

Muitas pessoas consomem alimentos liofilizados, sem saber disso. Detalhei melhor esse assunto em um outro post no nosso blog. Clique aqui para ir até ele.

Por exemplo: consigo fazer um purê de batata delicioso em apenas 3 minutos com batata flocada! Não queimo mais minhas mãos descascando a batata cozida, não preciso da panela de pressão e não sujo minha cozinha. Minhas mãos não ficam mais cheirando alho nem cebola porque uso esses produtos desidratados! O sabor do alho é super concentrado, então uso só um pouquinho para dar sabor aos alimentos, e a cebola, depois de reidratada fica crocante como uma cebola fresca!