segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

POR QUE TER UM ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS ?

Quando eu tinha entre 2 e 3 anos tive uma experiência muito interessante a respeito do armazenamento. Éramos uma família de 6 pessoas e meu pai o único provedor. Um dos filhos era bebê de colo ainda. E de repente meu pai perdeu o emprego. A preocupação era inevitável, mas o desespero nem chegou perto: MEUS PAIS TINHAM ARMAZENAMENTO PARA UM ANO.
Como eu era muito pequena lembro apenas de uma cena dessa época: minha mãe pegando uma compota de pêssego e se alegrando em podermos aproveitar uma sobremesa em tempos de dificuldade.
Durante um ano  meu pai conseguiu, com o dinheiro da rescisão, pagar o aluguel da casa, outras contas do dia a dia e comprar os alimentos perecíveis (carnes e vegetais). Mas a base da alimentação estava garantida e em abundancia!
Coincidência? Não sei. Mas até meu pai conseguir outro emprego estavamos preparados. Que demonstração de amor, planejamento e preparação dos meus pais...não é?
Então, por que ter um armazenamento doméstico? O próximo post responderá essa pergunta, caso você precise de  mais justificativas!!!!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Omelete com ovo em pó - Surpreendente!

Muitas pessoas me perguntam o que dá para fazer com o ovo em pó. Só não dá para fazer ovo frito, cozido ou ovo pochê. É possível fazer quaisquer receitas que requeiram ovos, inclusive maionese e até uma deliciosa omelete, como esta abaixo que acabei de fazer:

Omelete de 4 ovos:                                 

Dilua 9 colheres não muito cheias (aproximadamente 50 gr) de ovo integral desidratado em 150 ml de água morna. Acrescente:
- 02 colheres de cheiro verde
- 01 colher de cebola, cortada em cubinhos
- 02 dentes de alho amassados
- Sal à gosto


Para dar um gostinho especial, você pode acrescentar sobras de frango desfiado, carne cozida desfiada, salsicha picada ou legumes. Eu pessoalmente gosto muito de acrescentar mussarela e presunto cortados em quadradinhos.

Aqueça uma frigideira, coloque óleo suficiente para unta-la e frite as omeletes até ficarem douradas e firmes. 

Na próxima vou te ensinar a fazer a maionese com ovo em pó. Você vai preparar e surpreender!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Milagre do Ovo em Pó

Descobri recentemente essa maravilha da cozinha chamada Ovo em Pó. Super fácil de usar, agora posso fazer minhas receitas favoritas sem o trabalho de quebrar ovos e, melhor ainda, fico livre daquele cheiro desagradável nas mãos e na pia.

Para virar pó, o ovo passa por um processo de seleção e lavagem, a casca é removida, o ovo é filtrado, padronizado, pasteurizado e desidratado. O resultado é um pó fino, homogêneo, de cor e odor característicos do ovo.

Por passar por um processo de pasteurização, o ovo em pó é totalmente livre de bactérias, em especial a salmonela.

Para ser reidratado, deve-se seguir a seguinte proporção: 1 parte de ovo para 3 partes de água.
Se desejar mais precisão, com a ajuda de uma balança use a seguinte medida: 12,5g de ovo em pó (equivalem a 1 ovo médio de 50g, sem casca) e adicione lentamente 37,5ml de água, para evitar a formação de grumos.

O baixo teor de umidade (em torno de 3%) faz com que seja um produto perfeito para o armazenamento doméstico.



segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Experimente e Divirta-se

Estamos começando uma nova experiência. Aqui você vai encontrar muitas idéias e um outro tanto de curiosidade e diversão.

Sinta-se à vontade, comente, critique, participe e divirta-se conosco.

Convide seus amigos para a festa e juntos vamos "salvar o mundo" uma refeição de cada vez!!!

Um abraço, e feliz natal!!

Bem Vindos à nossa Cozinha

A cozinha sempre foi uma parte importante e movimentada em minha casa. Algumas de minhas melhores memórias estão à volta da mesa, em longas conversas com a familia. Conversar muito, rir e às vezes chorar depois de uma boa refeição, acabou se tornando uma tradição familiar.

Vou fazer desse blog uma extensão dessa cozinha. Vamos conversar muito, trocar receitas e nos divertir muito, preparando comidas gostosas para surpreender aqueles que mais amamos.

Então sintam-se bem vindos à minha cozinha!