terça-feira, 22 de maio de 2012

Ovo em Pó - Um produto perfeito para seu armazenamento


O ovo em pó tem sido uma novidade para a grande maioria das pessoas com quem converso sobre armazenamento doméstico. Vou  responder aqui algumas perguntas que as pessoas têm feito sobre esse produto. 

POR QUE DEVO TER OVO EM PÓ EM MEU ARMAZENAMENTO?

Existem muitas boas razões para você ter esse produto:

1 - Ocupa menos espaço: 1 kilo de ovo em pó é o equivalente a 80 ovos "in natura". Se os ovos estiverem divididos em bandejas com 20 unidades, você teria que ter espaço para guardar 4 bandejas. Um pacote com 1 kilo de ovo em pó ocupa um espaço igual ao de 1 kilo de açúcar.

2 - É mais seguro: Se o ovo "in natura" estiver contaminado com a bactéria Salmonela, ela não sobreviverá ao processo de pasteurização e desidratação para produção do ovo em pó. Ele pode ser usado em diversos tipos de massas e seus filhos podem até comer as "raspas" da massa de bolo sem medo dessa bactéria. Você pode preparar maionese e patês em casa com tranquilidade (veja a receita da maionese em nosso blog).

3 - Validade maior: Por ter um grau de umidade muito baixo (por volta de 3%), ele pode ser armazenado por muitos anos.

4 - Você pode dividir o ovo em porções menores.

5 - Sua cozinha fica mais limpa, sem cascas de ovos caídas na receita ou na pia.

6 - Você não será surpreendida com um aumento repentino de preços por causa da inflação ou por um desabastecimento inesperado.

7 - Para usar em alguma emergência: Sabe aquele domingo, quando você resolve fazer um bolo para o lanchinho da tarde, abre a geladeira e descobre que os ovos acabaram? Além de ter ovo em pó em seu armazenamento, o ideal é ter algum em sua geladeira, para qualquer emergência do dia-a-dia.

COMO E ONDE DEVO ARMAZENAR O OVO EM PÓ?

Deve ser armazenado em local seco, arejado, protegido da luz direta e longe de produtos quimicos ou odores fortes. Depois de aberto, recomenda-se que seja transferido para uma embalagem com tampa e guardado na geladeira.

Se armazenado corretamente, a vácuo, sua validade é de 3 anos ou mais, enquanto estiver fechado. Depois de aberto, terá validade de 1 ano.

QUAL A QUANTIDADE DE OVO EM PÓ QUE DEVO TER EM MEU ARMAZENAMENTO DE UM ANO?

A matemática é simples: pense em quantos ovos "in natura" sua família consome em uma semana, multiplique por 52. Isso é o quanto sua família consome em um ano. Um kilo de ovo em pó é equivalente a 80 ovos "in natura". Divida o número de ovos que sua família consome em um ano por 80. O resultado será a quantidade, em kilos de ovo em pó, que vocês provavelmente consumirão em um ano.

COMO USO O OVO EM PÓ NAS MINHAS RECEITAS?

É muito fácil usar o ovo em pó. Ele precisa sempre ser reidratado na seguinte proporção: 3 porções de água para 1 porção de ovo em pó. Essa reidratação pode ser feita à parte ou você pode colocar o pó direto na receita, sempre lembrando que deve adicionar na receita, a água que o pó exige.

Medidas:
Se você tem uma balança: 12,5 gr de ovo em pó equivalem a 1 ovo médio "in natura". Deve ser reidratado com 37,5 ml de água.
Se você não tem uma balança: 2 colheres (sopa) não muito cheias equivalem a 1 ovo. Use 6 colheres (sopa) de água para reidratar.

5 comentários:

  1. sensacional,tem que ser vendido em supermercados.

    ResponderExcluir
  2. O ovo em pó é realmente um produto sensacional, mas não se engane. Eu estudo engenharia de alimentos, e acompanho as novidades tecnológicas do mercado de produção alimentícia. Durante o processo de secagem/desidratação (que é feito por secagem por pulverização, ou por spray dryer como é mais comumente conhecido) o colesterol presente na gema é oxidado à produtos que são tóxicos ao organismo. Elessãoo o colesterol em uma forma mais intensa de ação. Todos nós já sabemos os problemas causados pelo colesterol (ruim) em nosso corpo, e alimentos como o Ovo em Pó são fontes riquíssimas desses 'óxidos de colesterol', principalmente os produtos feitos com os ovos em pó. As indústrias de alimentos que produzem alimentos que contém ovos (como biscoitos, bolos..) utilizam o ovo em pó, e desta forma, já temos uma quantidade muito grande dessas substâncias em nossa alimentação diária.
    Pela praticidade, eu prefiro utilizar os ovos líquidos em caixinha (iguais aquelas de leite uht). O preço é muito bom, e eles também são pasteurizados. São ovos homogeneizados (clara + gema) pasteurizados e com validade muito boa.

    Abraços e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado. E a clara em pó, algum problema conhecido?

      Excluir
    2. Isso é bobagem. Quem falou que colesterol é ruim para a saúde. Vocês precisam ver os vídeos do Dr. Lair Ribeiro so bre colesterol. Isso é mito.

      Excluir
  3. Eu compre, 11/2013,i nas Casas Pedro, aqui no RJ. Custa R$ 28,00 o kilo.

    ResponderExcluir