quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Essencial em Armazenamento Doméstico

Começar um armazenamento pode parecer um projeto complicado. Estou aprendendo essa habilidade gradualmente desde que decidi levar esse assunto a sério. Embora a economia no Brasil esteja relativamente estável, mundialmente não temos o mesmo quadro de estabilidade. Numa economia global como a que vivemos, não é possível dizer que a crise econômica, que assolou as grandes economias, foi ou será só uma marolinha para nós. 

Mas também não devemos nos desesperar e tentar montar nosso armazenamento todo de uma vez. Se você  é Mórmon, talvez queira começar com o conselho da Igreja, que se encontra no livreto "Preparar Todas as Coisas Necessárias" (em itálico, abaixo). A recomendação atual é ter um suprimento de 3 meses de alimentos que você já usa, um suprimento de água potável, uma reserva financeira e um suprimento de alimentos de longa duração.

Vamos ver cada um desses itens:

ESTOQUE PARA TRÊS MESES
"Prepare um pequeno estoque de mantimentos que façam parte de seus hábitos alimentares diários. Uma forma de fazer isso é comprar alguns poucos itens extras todas as semanas e ter um armazenamento suficiente para uma semana. Depois você poderá gradualmente aumentar seu estoque até que tenha o suficiente para três meses. Deve-se fazer um rodízio regular para evitar que estraguem."

Recentemente publiquei uma planilha, que chamei "Planejador de Curto Prazo" ,em nossa loja BeeReady. Acho essa ferramenta muito útil para planejar as principais refeições (desjejum, almoço, jantar e lanche). A idéia é pensar nas coisas que sua família deseja comer e que podem ser guardadas, por 3 meses ou mais, na embalagem original. Ao colocar os ingredientes na planilha, ela fará os cálculos de cada item e formará uma lista de compra. Fácil!

ÁGUA POTÁVEL 
"Armazene água potável para circunstâncias em que o abastecimento de água seja interrompido ou a água esteja poluída. Caso a água venha de uma boa fonte pré-tratada, então não haverá necessidade de mais purificação; de outro modo, purifique a água antes do uso. Armazene a água em recipientes fortes, resistentes e que não vazem. Considere o uso de garrafas comumente utilizadas para sucos e refrigerantes. Mantenha os recipientes de água afastados de fontes de calor e da luz direta do sol."

Detalhei esse assunto em dois posts: "Armazenar Água - Um Desafio" e "Ainda Sobre Água - Um Artigo da Seleções" . No primeiro post vocês verão uma foto interessante de uma torre para abrigar 3 recipientes de água. Quando vi essa idéia, não tive dúvida. Comprei 2 galões de 500 litros, comprei as madeiras e levei para um amigo marceneiro fazer uma igual. Em breve publicarei minha própria torre para vocês verem. Muito fácil!


RESERVA FINANCEIRA
Faça uma reserva financeira economizando um pouco de dinheiro a cada semana e aumentando gradualmente até conseguir uma quantia razoável (Preparar Todas as Coisas Necessárias).

No ano passado meu marido me pediu um cofrinho de presente de aniversário! Achei esse pedido estranho e engraçado, mas resolvi atendê-lo. Comprei um "cofrão" com cara de coruja (esse aí do lado). Todas as moedas que sobram nos bolsos e nas bolsas vão para ele. Já enchemos e esvaziamos esse cofrinho várias vezes. No final acabou sendo um presente para toda a família! 

Fizemos também uma poupança programada. Sempre que entra o salário na conta, uma parte vai para essa poupança e nem tenho que me preocupar com esse assunto. Assim como o cofrinho, várias vezes precisamos usar esse recurso para uma emergência. Que bom que o dinheiro estava lá. Dessa forma não precisamos usar o cartão de crédito e ainda manter nossas contas em dia.

ESTOQUE PARA MAIS TEMPO
Para períodos mais longos de necessidade e onde for permitido, faça gradualmente uma reserva para períodos prolongados com mantimentos que durem muito tempo, tais como trigo, arroz branco e feijão, e que você poderá usar para sobreviver. Esses itens podem durar 30 anos ou mais, quando embalados e armazenados adequadamente, em um local fresco e seco. Pode-se fazer o rodízio de uma parte desses itens no estoque mantido para três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário