terça-feira, 11 de junho de 2013

Principio de Auto-Suficiência 2 - Saúde


Quando mantemos uma boa saúde física, tornamo-nos mais autossuficientes e mais preparados para nosso progresso e de nossa família.

Alimentação


Ao escolher o que comemos devemos considerar se estamos consumindo alimentos nutritivos e se estamos sendo moderados ao comer. Essas duas preocupações nos ajudarão a evitar a obesidade e outros distúrbios alimentares.

Algumas substâncias não são boas para o corpo humano e para nossa saúde física,  mental, emocional e espiritual, tais como: cafeína, bebidas alcoólicas, fumo e drogas ilegais. O abuso de remédios também deve ser evitado.

Exercícios Físicos


A prática regular de exercícios físicos pode melhorar nossas habilidade físicas, mentais, emocionais e espirituais.

Alguns exercícios específicos são projetados para melhorar a força, flexibilidade, equilíbrio e capacidade aeróbica. Mas todos os exercícios devem ser adaptados para atender às necessidades de uma pessoa, tais como a idade e restrições de saúde. Quando o excesso de peso é um problema, exercícios na água são os mais indicados. Exercícios de alongamento são úteis para pessoas que passam longas horas na posição sentada. Há muitos exercícios e atividades que são baratos e podem caber no orçamento de quase todos.

Sono e Descanso


A falta de descanso adequado tornou-se um problema de saúde significativo para muitas pessoas. O cérebro e o corpo precisam de sono suficiente e regular para se recuperar do stress diário e regular as funções do corpo e da mente.

Em um padrão normal do sono, o cérebro passa por vários ciclos de vigília e sono profundo. A insônia causa perturbações no padrão de sono, por interferir no sono profundo. A apneia do sono faz com que a respiração pare várias vezes resultando em baixa periódica de oxigênio no sangue.

Há também condições que dificultam o sono. Comumente, a dificuldade para adormecer está relacionada com a ansiedade. Dormir demais pode estar relacionado à depressão clínica, ambas condições podem necessitar de tratamento.

Tudo o que perturba o padrão de sono normal priva o corpo e a mente da recuperação necessária para enfrentar o stress diário; a pessoa fica cansada, improdutiva, e suscetível a doenças. 

Estratégias para Prevenir Doenças


Evite os agentes causadores de doença praticando bons hábitos de higiene pessoal, bebendo água filtrada, limpando e higienizando o banheiro e a casa, minimizando contato próximo com pessoas doentes, cuidando bem dos dentes, seguindo os protocolos quando tossir ou assoar o nariz, evitando doenças transmitidas por dejetos humanos e fluidos corporais, se necessário, receber tratamento regular para vermes e parasitas e usando equipamentos apropriados de proteção.

Prepare o corpo para combater os germes através da vacinação. Tenha um estilo de vida que aumente a resistência a doenças estabelecendo bons hábitos alimentares, dormindo e descansando adequadamente, praticando boa higiene dental, aprendendo a levantar peso corretamente e administrando o stress e a ansiedade.

Muitos tratamentos simples podem ser feitos em casa, mas outros tratamentos requerem o acompanhamento de um médico. Busque a ajuda de um especialista para tratar doenças cronicas ou genéticas, tais como, pressão alta, colesterol alto e nível alto de açúcar no sangue. Quando essas doenças não são tratadas, elas podem levar a problemas mais sérios como um ataque cardíaco, derrame cerebral, diabetes e morte precoce.

Cuidados Especiais para Diversas Condições


As mães e seus bebês têm necessidades nutricionais específicas. O leite materno é ideal para os bebês. Eles  necessitam de uma dieta específica e precisam ser vacinados para prevenir doenças mortais.

As crianças e os adolescentes também precisam de uma nutrição específica e vacinação adicional para garantir um crescimento saudável.

Pessoas idosas necessitam de menos calorias mas devem aumentar o consumo de outros nutrientes pois a sensação de sede e absorção da água diminuem com a idade. O risco de complicações devido a doenças crônicas aumenta e a diminuição das atividades demandam um aumento de exercícios para manter a saúde. Vacinas importantes para os idosos incluem a proteção contra a pneumonia, gripe sazonal e outras doenças, Os idosos devem se preparar para o declínio da saúde.

Planejamento em Saúde e Gestão Sábia de Recursos 


A preparação é essencial quando os desafios de doenças, acidentes ou deficiências interromperem o fluxo normal da vida. Os pais devem se preparar para cuidar da saúde de um recém-nascido. A preparação física e emocional vai ajudar os membros da família a apoiar alguém que está incapacitado por um período prolongado causado por acidentes, doença ou idade avançada.

Seja qual for os serviços de saúde oferecidos pelo governo, siga os seguintes princípios como um guia ter os recursos para cuidar da saúde:
  • Contrate um plano de saúde e seguro pessoal e use os serviços ou benefícios do governo.
  • Se necessário, use a poupança pessoal e outros recursos, tais como a venda de veículos extras, propriedade extra, e itens de luxo, mantendo uma moradia modesta, transporte e subsistência (se possível) para si e sua família.
  • Verifique assistência disponível por membros da família imediata.


Cuidados ao Viajar


Antes de viajar considere as práticas de higiene, disponibilidade de água filtrada, hábitos de preparação de comida, necessidade especial de imunização, disponibilidade de remédios prescritos e primeiros socorros. Consuma somente alimentos que foram preparados de forma cuidadosa e higiênica.

Produção Familiar de Alimentos


A produção familiar de alimentos pode fornecer alimentação suplementar muito necessária. Uma horta requer planejamento, fertilização, sementes ou mudas, preparo do solo, e manutenção. 

Cuidados Médicos Básicos


Ao aprender cuidados médicos básicos, as famílias podem atender às necessidades de saúde individuais e evitar que pequenos problemas se tornem grandes. Por conta própria, os membros da família muitas vezes podem tratar a febre, diarreia e desidratação; cuidar de feridas e cortes e tratar queimaduras leves ou moderados.

Fonte: Site www.previdentliving.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário