segunda-feira, 7 de maio de 2012

Como fazer Pão Caseiro Congelado

Uma de minhas maiores frustrações na cozinha é receber visitas e não ter nada para oferecer. Tenho uma amiga que admiro muito porque ela é super organizada com essas coisas. Sempre que faço uma visita à sua casa sei que vou experimentar uma coisa gostosa de seu armazenamento, pronta para servir! O mais impressionante é que sua cozinha está sempre arrumada! O segredo? Simples. Ela tira algumas tardes para preparar várias coisas ao mesmo tempo. Tem dias que ela faz geléias ou chutneys. Em outros dias ela faz tortas ou pães e congela. Ela "concentra" a bagunça em apenas alguns dias - acho isso genial!

É muito fácil ter sempre um pãozinho cheiroso, quentinho, saído do forno para oferecer à sua família ou a suas visitas e ainda manter sua cozinha limpinha e arrumada. O método abaixo serve para qualquer tipo de pão. Estou aproveitando para dar uma receita de pãozinho de laranja. A massa é básica e você pode fazer qualquer outro tipo de cobertura. 

Dá para congelar pão francês também. Tenho vários no meu freezer e eles ficam crocantes quando coloco no forno - dá certo. Então, aqui vai a dica:

 Método para Congelar Massa de Pão









  1. Prepare a massa de acordo com a receita abaixo. Deixe crescer (opcional) e abra a massa em forma de pizza. 2. Corte em 16 triângulos (como se faz com a pizza) e faça pequenos rolinhos começando pela base para a ponta. 3. Jogue um pouco de farinha em uma forma, coloque os rolinhos de pão e leve ao freezer por duas horas. 4. Transfira os rolinhos congelados para um saco plástico (tipo zip-loc) e guarde-os no freezer.
  2. Na hora de assar: 1. Tire a quantidade de pãezinhos do freezer e deixe na geladeira para descongelar, depois deixe sobre o balcão para crescer (entre 90 minutos a 2 horas). Se quiser, você pode tirar os pãezinhos do freezer na noite anterior, deixar na geladeira e depois deixar crescer uma área aquecida por cerca de 30 minutos. 2. Asse de acordo com as orientações da receita. 

Receita de Pãezinhos de Laranja:

Ingredientes:
  • 1 envelope de 10 g de fermento biológico seco 
  • ¼ de xícara de água morna 
  • 1 xícara de leite morno (3 colheres de leite em pó +1 xícara de água) 
  • 1/3 xícara de açúcar 
  • 1/2 xícara de oleo (ou margarina) 
  • 1 colher de chá de sal 
  • 2 ovos (4 colheres de sopa de ovo em pó, SEM ÁGUA) 
  • ¼ xícara de suco de laranja 
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada 
  • Cobertura de Laranja: 2 xícaras de açucar refinado, ¼ xícara de suco de laranja, 1 colher de chá de manteiga derretida e 1 colher de chá de raspas de laranja. 

Modo de Fazer:
  1. Coloque o fermento biológico na água morna e reserve. 
  2. Em uma vasilha, misture o leite, açúcar, óleo e sal. Esfrie até morno, em seguida, adicione os ovos, a água  com o fermento, suco de laranja e casca de laranja 
  3. Vá colocando a farinha até formar uma massa macia. Deixe descansar por 10 minutos. 
  4. Amassar por 5-10 minutos em uma superfície polvilhada com farinha até a massa ficar lisa e elástica. Coloque-a em uma vasilha levemente untada, virando uma vez sobre a superfície untada. Cubra a tigela   com uma toalha limpa e coloque-o em um lugar quente. Deixe levedar durante 2 horas, ou até duas vezes seu tamanho. Sove a massa e deixe descansar por 10 minutos. 
  5. Em uma superfície levemente enfarinhada, divida a massa em 3 partes. Enrole a massa em círculo e depois corte em 16 pedaços(como uma pizza). A partir da parte mais grossa vá enrolando até a ponta (será semelhante a um rolo crescente). 
  6. Neste ponto, se quiser congelar seus pãezinhos, proceda conforme explicado acima, ou, 
  7. Cubra e deixe crescer em um lugar quente por 45-60 minutos, até quase dobrar de tamanho. Asse em forno a 375 º F (190 º C) por 12-15 minutos. 
  8. Jogue a cobertura de laranja sobre os pãezinhos enquanto ainda estiverem quentes.

4 comentários:

  1. Qual a quantidade de farinha de trigo até dar ponto, eu nunca fiz pão e não tenho noção vc poderia me ajudar. Obrigada bjs

    ResponderExcluir
  2. Letícia Gabriela: a quantidade de farinha é até a massa desgrudar de suas mãos. Enquanto a massa estiver grudenta você pode colocar farinha.

    ResponderExcluir
  3. São muitos líquidos para pouca farinha. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baseado nas vezes em que fiz pães com a proporção similar da receita acima, são, no mínimo, 500 gramas de farinha de trigo no total, que precisam ser adicionados gradativa e paulatina e pacientemente no início líquido da massa. Como disseram acima: "até a massa desgrudar das suas mãos".

      Excluir