Embora tenha nascido em São Paulo, minhas raízes são bem fincadas em Minas Gerais e tive o privilégio de ser criada com a deliciosa culinária mineira.
Aos domingos, quando chegávamos da Igreja, tínhamos à mesa uma deliciosa galinha de cabidela que minha avó preparava para a família. A polenta e o delicioso pão de queijo não podiam faltar. Para o lanche da tarde sempre tinha pastel, sequilho, bolo de fubá, biscoito de polvilho e outras coisas boas que saiam da cozinha da vó Geni.
Mas o que eu gostava mesmo era de passar as férias na fazendinha da vó Nena, em São Sebastião do Paraíso. Lá tinha fogão a lenha e a comida tinha outro gosto! Visitar os parentes era sempre uma aventura, principalmente se a gente ia à tarde na casa de dois ou três. Como vocês sabem, mineiro nunca tira a mesa, então quando eu voltava para São Paulo, voltava com a barriga inchada de tanto comer.
O que não faltava nunca, em nenhum lugar: Pão de Queijo!!!!
Então hoje preparei um pão de queijo que vou servir para a família no café da manhã, mas fiz uma pequena substituição, usei o ovo em pó e o resultado foi excelente - ficou macio por dentro e crocante por fora.
Aqui vai a receita da família:
INGREDIENTES:
1 kilo de polvilho doce1 litro de leite
1/2 copo de óleo + 1/2 copo de água
360 gr de queijo meia cura ralado
50 gr de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de sal
100 gr de OVO EM PÓ
300 ml de água
MODO DE FAZER
Ferva o leite, o óleo com a água e o sal. Coloque o polvilho numa tigela grande e "escalde" com o leite fervido. Misture bem até obter uma massa que desgruda da tigela. Deixe esfriar.
Enquanto isso, reidrate o ovo em pó, misturando o pó com a água, até obter uma mistura homogênea.
Depois que a massa estiver fria, acrescente os queijos e o ovo já reidratado e amasse até dar a liga para formar os pãezinhos.
Pre-aqueça o forno e asse a 180 graus.
Se quiser congelar, depois de formar os pãezinhos, leve as formas ao congelador . Quando estiverem congelados, coloque-os em sacos plásticos e volte para o congelador. Para assar, coloque os pãezinhos congelados em forma untada e leve ao forno pré-aquecido. Não precisa descongelar.
Meu pão de queijo está pronto e ficou uma delícia. No natal, tradicionalmente preparo um lombo assado e sirvo com pão de queijo.
Veja a alegria da minha sobrinha alemã. Embora tenha sido criada lá na Europa, o DNA mineiro circula no sangue dela!!!!
Que delícia, irmã!
ResponderExcluirTenho um blog também :)
ResponderExcluirhttp://pernasrecatadas.blogspot.com